CAPITÃO AUGUSTO VOTA SIM E CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO PARA GARANTIR PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

O deputado Capitão Augusto (PL) votou a favor do projeto e foi um dos apoiadores da iniciativa. Ele tem defendido há muito tempo a valorização dos profissionais da enfermagem e tem sido um dos principais articuladores para a aprovação do piso salarial.

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 5/23, que garante o pagamento do piso salarial da enfermagem no valor de R$ 4.750. O crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões será aberto no Orçamento para auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal no pagamento dos salários a partir de maio. A proposta foi aprovada por unanimidade no Senado e recebeu o apoio da maioria dos deputados, com exceção do partido Novo.

A medida beneficiará um total de 867 mil profissionais, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, que receberão 70%, 50% e 50% do piso salarial, respectivamente. A Lei 14.434/22 definiu os valores do piso salarial da enfermagem.

A relatora do projeto na Comissão Mista de Orçamento (CMO), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), destacou que a categoria luta há décadas por valorização e foi fundamental durante a pandemia da Covid-19. "Hoje estamos finalizando uma caminhada de mais de 20 anos no Congresso Nacional para garantir a valorização e o reconhecimento de uma categoria que tem hoje cerca de três milhões de brasileiros. Desse universo, 85% são mulheres", destacou.

O deputado Capitão Augusto (PL) votou a favor do projeto e foi um dos apoiadores da iniciativa. Ele tem defendido há muito tempo a valorização dos profissionais da enfermagem e tem sido um dos principais articuladores para a aprovação do piso salarial.

Enfermeiro de formação, o deputado Bruno Farias (Avante-MG) também comemorou a aprovação e afirmou que a luta pelo piso salarial da enfermagem chegou ao seu capítulo final. "O Congresso faz justiça hoje ao garantir um piso necessário aos enfermeiros, técnicos e auxiliares deste País. Essa novela está chegando ao final hoje. No mês de maio, o piso da enfermagem tem que estar na conta, porque a enfermagem foi quem salvou este País, a enfermagem que vacinou este País, a enfermagem que cuida dessa sociedade", afirmou.

A medida representa um importante avanço na valorização dos profissionais da saúde, que têm atuado na linha de frente durante a pandemia e enfrentado condições precárias de trabalho e baixos salários. Com o pagamento do piso salarial, a enfermagem terá um reconhecimento justo e merecido pela dedicação e comprometimento com a saúde da população brasileira.

Compartilhe
Deixe seu comentário