403 criminosos já foram presos por ataques no Ceará

403 criminosos já foram presos por ataques no Ceará

Como medida de segurança, veículos de concessionárias de energia, trabalham escoltados, assim como veículos de coleta de lixo. Policiais militares também reforçam postos de saúde e hospitais

Capitão Augusto Deputado Federal

Após a série de ataques no Ceará, a Força Nacional de Segurança Pública está fazendo o policiamento ostensivo nas ruas de Fortaleza, em apoio aos agentes de segurança do estado

Há vinte dias, criminosos aterrorizam o estado do Ceará. Desde o dia 2, cerca de 48 cidades sofreram com mais de 200 ataques a ônibus e prédios públicos. Entre domingo e hoje, foram contabilizados ao menos cinco. Um caminhão de lixo foi incendiado na cidade de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe nesta segunda. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Geralda Bonifácio Rodrigues, em Saquim, e a Escola Liceu José Maria Monteiro, no distrito de Almofala, foram incendiadas em Itarema, no Litoral Oeste do estado. Na primeira, o estrago foi debelado por intervenção dos moradores. Já na segunda, carteiras e materiais escolares foram destruídos. Um ônibus também foi queimado no Bairro Mondubim, em Fortaleza.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 403 suspeitos foram capturados por envolvimento nos atos criminosos registrados no Ceará até a tarde desta segunda-feira (21/1). Como medida de segurança, veículos de concessionárias de energia, trabalham escoltados, assim como veículos de coleta de lixo. Policiais militares também reforçam postos de saúde e hospitais.

As sucessões de ataques são atribuídos a facções criminosas como o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE) e seriam motivados por conta do anúncio do secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, que afirmou o endurecimento das regras no sistema prisional do estado, como a retirada de tomadas das prisões.

Caminhão de lixo queimado em Jaguaruana teve perda total (Foto: Jaguaruana News)

Na semana passada, em reunião em Brasília, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), pediu ajuda ao ministro Sérgio Moro para reforçar o número de agentes penitenciários do Estado com 90 profissionais. A previsão é de que a equipe chegue nesta terça-feira (22/1) ao estado. Segundo o governador, houve queda significativa no número de ataques nos últimos dias, mas defendeu a continuidade do estado de alerta das forças estaduais e nacionais como forma de evitar reações das facções criminosas.

Ainda não houve acerto em relação a prorrogação da Força Nacional no Estado, pois segundo o governador, a situação será avaliada até o fim desse período para ver se haverá necessidade de continuidade. Mais de 400 homens e mulheres da Força Nacional estão no território. O Ministério da Justiça também confirmou o envio de um reforço de 355 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No último dia 14, o governador Camilo Santana (PT), assinou um decreto que regulamenta a lei da recompensa e oferece o pagamento de R$ 1 mil a R$ 30 mil para quem prestar informações que levem a polícia à elucidação de crimes, à localização de pessoas procuradas pelos órgãos de segurança e à identificação e localização de bens móveis ou imóveis pertencentes a membros de organizações criminosas. Como parte das medidas, o governo do Ceará convocou 800 policiais e bombeiros militares da reserva.

Áudios que teriam sido compartilhados por facções criminosas indicam que os ataques partiram de dentro dos presídios cearenses. O conteúdo das mensagens foi descoberto após apreensão de mais de 400 aparelhos celulares pela polícia.

Por meio das redes sociais, o governador Camilo afirmou que o Ceará tem investido cada vez mais no fortalecimento da polícia e na organização do sistema prisional, como parte dos três eixos de combate à violência, juntamente com os investimentos em educação. “Estamos firmes para superar esse desafio, enfrentar o crime e tornar nosso Estado cada vez mais seguro para todas as famílias cearenses”, apontou.

Fonte: O Povo, Correio Braziliense

Notícias Recentes

Compartilhe
Deixe seu comentário